Informação, conhecimento e valor

O presente trabalho enquadra-se sem nenhuma ambigüidade naquilo que de melhor vem sendo produzido no Brasil dentro da tradição da teoria crítica. Ao final, seu autor afirma que procurou com ele demonstrar as vantagens de uma análise que insira a tecnologia, a informação e o conhecimento no movimento do capital.

Informação, conhecimento e valorNão resta dúvida de que ele se desincumbiu muito bem dessa tarefa, mas ele fez bem mais do que isso.

Ao apontar as impropriedades, mas também os momentos de verdade das análises de autores como Jürgen Habermas, Manuel Castells e Michael Hardt e Antonio Negri sobre a realidade que hoje nos cerca, Ruy Sardinha acabou por adentrar, de modo muito sutil, não na sociedade em rede, no mundo supostamente democrático da informação e do conhecimento, na esfera autônoma da comunicação sem coerção e da intersubjetividade partilhada, mas no admirável mundo não tão novo assim das astúcias ideológicas.

Prova inconteste, portanto, de que a falsa consciência ainda tem a cumprir e vem cumprindo um importantíssimo papel na reprodução, agora mais dissimulada, do velho capitalismo de sempre, baseado não só na exploração e apropriação do tempo de trabalho, mas também na exploração e apropriação da força anímica, do fundo comum de conhecimento, das capacidades da espécie, em suma do general intellect.

Sardinha afirma sobre a análise de Castells, mas isso se aplica também aos demais autores que ele “desconstrói”, que há aí uma inversão entre meios e fins que faz com que se enxergue um mundo novo que de fato não existe. Mas a inversão é da natureza do sistema e faz parte dele tanto quanto os expedientes de espoliação.

A sedução dessas análises deve-se justamente a sua capacidade de teorizar aquilo que fenomenicamente se apresenta. Só a adoção firme do ponto de vista materialista permite que se vá além desse nível.

Esse o mérito maior do livro que o leitor tem em mãos.

(Da apresentação de Leda Paulani)

Título: Informação, conhecimento e valor
Autor: Ruy Sardinha Lopes
ISBN: 978-85-98600-06-2
Formato: 14 x 21 cm
Páginas: 216 p.
Preço: R$ 36,00 (+ R$7,00 de despesas de envio)